Em 1938, Oduvaldo Cozzi, com apenas  23 anos mas já como diretor artístico da Rádio Nacional, foi convidado pela Rádio PRK 9 de Fortaleza para passar uns dias na cidade  e conhecer  as emissoras locais. Enquanto esteve lá, escreveu uma crônica por dia que foram publicadas no ‘Jornal O Estado’ falando sobre suas experiências durante sua estadia.

Fortaleza, 1 de outubro de 1958, ‘Jornal O Estado’

“Chegou ontem em Fortaleza Oduvaldo Cozzi”

Conforme foi amplamente noticiado chegou ontem às 13 horas nesta Capital, pelo avião de carreira da Panair, o consagrado speaker Oduvaldo Cozzi que   aqui vem permanecer por alguns dias contratado pela nossa estação difusora PRE 9. Oduvaldo Cozzi que é speaker chefe e diretor artístico da Rádio Nacional do Rio de Janeiro é um nome vastamente conhecido no meio radiofônico do país é tido como um dos melhores speakers e organizadores técnicos de estações.Ele é ainda grandemente apreciado no meio esportivo brasileiro pois teve marcante atuação no Campeonato Sul Americano de Futebol realizado no mês passado. Essa notável figura  do Broadcasting nacional, que se acha hospedado no  Excelsior Hotel  teve na Barra do Ceará concorrida recepção onde se notavam os  representantes de ‘O Estado’, ’Gazeta de Notícias', ’O Nordeste’, ‘O Povo’ e o ‘Correio do Ceará' O Sr João Domar, diretor da PRE 9, Cabral Araujo, speaker de nossa estação e os artistas Uiara de Goiás, Januário de Oliveira e MG Barreto. Na ligeira convivencia que Oduvaldo Cozzi teve com os representantes de nossa imprensa e demais pessoas que o foram receber pode o mesmo  demonstrar  o seu espírito comunicativo, alegre, cativante e inteligente, a todos atendendo com um natural sorriso o que traduz ser desprovido de qualquer preconceito. A sua chegada no Excelsior Hotel foi oferecida pelo Sr João Domar com um saboroso cocktail que ocorreu na maior cordialidade na noite de ontem. Na ‘Hora da Saudade’ Oduvaldo Cozzi atuou através do microfone da PRE 9 apresentando interessante e atraente programa que deixou a melhor impressão aos radio ouvintes. Apresentamos ao nosso ilustre visitante nossos melhores votos de boas vindas e pleno êxito em sua temporada nesta cidade.

 

 

 

 

 

 

Fortaleza ,13 de outubro de 1938, Jornal Gazeta de Notícias

“Oduvaldo Cozzi se despede de Fortaleza”

O consagrado speaker da Rádio Nacional Oduvaldo Cozzi despediu-se ontem de Fortaleza,sua doce enamorada, pelo microfone da PRE 9 e, por intermédio da Gazeta de Notícias.Nos poucos dias que passou entre nós ,Cozzi impõe-se a admiração dos Cearenses e enamorou-se logo de Fortaleza tecendo-lhe elogios, enaltecendo-lhe a beleza com palavras de carinho que ele escutava embevecido.João Dummar, incansável batalhador pelo engrandecedor da Rádio no Ceará, não tem medido esforços no sentido de nos proporcionar o prazer de ouvirmos e     os principais elementos atuantes no Broadcasting Nacional. Com a boa vontade dos locais e o dinamismo de João Dummar Fortaleza tem possibilidades para grandes realizações. Tivemos entre nós Francisco Alves , o maior intérprete da Canção Brasileira depois vieram Januário, Uiara e Barreto.Ultimamente fomos visitados pelo consagrado speaker Oduvaldo Cozzi que encantou Fortaleza com sua palavra aprimorada e suas crônicas admiráveis. Cozzi despediu-se de Fortaleza .Fortaleza mais saudosa ainda despediu-se de Oduvaldo.Ante ao microfone d PRE 9 , Cozzi apresentou suas despedidas, tenso para com João Dummar e para com os elementos que nos programas aprimorados por ele organizados palavras de agradecimento e de incentivo oferecendo ao primeiro a flâmula da Rádio Nacional. Com palavras de reconhecimento João Dummar em sintético e expressivo improviso agradeceu a gentileza da oferta que para ele significava a união íntima da Rádio do Ceará com a Rádio Carioca. Em companhia de João Dummar, Cozzi esteve em nossa redação onde apresentou suas despedidas extensivas a toda Fortaleza da qual partia levando doces recordações.Gratos pela gentileza da visita desejamos feliz viagem e não lhe damos aqui o nosso adeus que traduz longa ausência.

Diremos apenas - Até Breve !